SABIA ?

Cascais tem-se recusado ser elevada a categoria honorifica de cidade, por motivos turísticos.

***

SABIA ?

- A principal ciclovia de Cascais tem uma utilização bastante intensa, principalmente ao fim-de-semana. A ciclovia liga a Marina de Cascais ao Guincho através uma viagem espectacular de cerca de 10 kilometros.

Seguindo o mar e as falésias, a ciclovia passa por sítios característicos de Cascais como a Marina, a Boca do Inferno, a Casa da Guia, e os fortes da orla marítima.

A introdução em 2005 das Bicas (bicicletas gratuitas) na cidade, veio aumentar consideravelmente a utilização da ciclovia.

  

SABIA ?

- Segundo um inquérito efetuado em Portugal em 2008, Cascais é a cidade/vila na qual quase 80% dos portugueses residentes no continente, gostariam de viver.

O seu clima e as suas características ímpares, a sua beleza natural, a sua situação geográfica, assim como a sua qualidade de vida, fazem de Cascais a aglomeração preferida dos portugueses.

  

SABIA ?

Espanha é um dos principais mercados emissores de turistas para a Costa do Estoril. Em 2010, a região recebeu 56 mil turistas espanhóis, o que correspondeu a um total de 170 mil dormidas na hotelaria local da região.

 

  

SABIA ?

- O Farol da Guia, situado na Casa da Guia, foi o primeiro farol a aparecer em Portugal. Aponta-se para o facto de ter sido o primeiro do género, construído ao pedido dos grandes navegadores portugueses, que quando regressavam das viagens pelo Mundo fora, sentiram a necessidade em ter "um ponto de mira", ou seja "um Guia", que lhes indicasse a proximidade da entrada do estuário de Lisboa.

  

SABIA ?

- Cascais e Sintra, são as duas principais eleitas pelos turistas estrangeiros que visitam a região de Lisboa

  

SABIA ?

- Cascais tem sido cada vez mais procurada como palco para grandes eventos nacionais e internacionais relacionados com a náutica e os desportos ligado ao mar.

A Marina de Cascais oferece condições e um infra-estruturas muito favoráveis aos amantes do mar. E as praias de Cascais, especialmente a praia de Carcavelos e do Guincho, são desde décadas, escolhidas como suporte ideal para a realização de grandes manifestações desportivas.

  

SABIA ?

- A maior parte dos turistas que visitam Cascais desconhecem as diferentes vertentes do local, e visitam unicamente a zona turística, sem pensar que Cascais tem muito mais riquezas, e é composta por partes complementares, que todas juntas, criam o verdadeiro interesse de Cascais.

Cascais pode-se dividir (fitivamente) em 6 partes completamente diferentes.

* Cascais balnear (Zona das praias balneares centrais, baia de Cascais, ruas pedonais, o paredão, ruas de restaurantes e lojas, zona envolvente da estação)

* Cascais histórica (Zona histórica situada no alto de Cascais, Largo Camões)

* Cascais maritima (Zona do Forte, Marina, parque Carmona, Boca do Inferno)

* Cascais natural (Falésias, Costa da Guia, Casa da Guia, Quinta da Marinha)

Cascais residente (Gandarinha, Guia)

* Cascais selvagem (Da quinta da marinha até à praia do Guincho, ciclovia, praias ventosas)

 

  

Voltar à pagina anterior

Apresentação geral de Cascais